Transporte aquaviário: economia sobre as águas
O transporte aquaviário é considerado um dos mais antigos,
econômicos e seguros. No Dia da Navegação, conheça mais sobre esse modal
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sobre as águas. Sabemos a suma importância que o transporte aquaviário possui no
cenário logístico atual. Não por menos, é um dos mais modais mais antigos,
considerando o fato de que egípcios, em XIX a.C, ligaram um canal tributário do
Rio Nilo ao Mar Vermelho, e os chineses construíram o maior canal de navegação
do mundo, com 1.800 km, entre os séculos V a.C. e VII d.C. A partir do domínio
da navegação, egípcios, gregos e fenícios tornaram-se potências marítimas do
mundo, inclusive por meio das guerras.
Diante de sua importância para o desenvolvimento da
sociedade que conhecemos, hoje (30 de setembro), no Dia da Navegação, falaremos
um pouco mais sobre o transporte aquaviário, um patrimônio da humanidade.
No Brasil
Nossa história possui uma relação direta com a navegação:
foi por meio de embarcações que Pedro Alvares Cabral e sua tripulação entraram
em terras brasileiras. Por aqui, os nativos também já percorriam os rios com
canoas e jangadas. No entanto, houve dois marcos do transporte aquaviário no
Brasil: a abertura dos portos (1808) e a invenção do navio a vapor (início do
século XIX).
Desde então, crescimento constante. Segundo dados da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), no primeiro semestre de 2016:
- 491,1 milhões de toneladas de carga foram movimentadas em portos organizados e terminais privados. Aumento de 2,1% em relação a 2015;
- Principal destino de exportação: China (139,9 milhões de toneladas, principalmente com minérios e soja); Importação: Estados Unidos (13,7 milhões de toneladas, principalmente combustíveis e produtos químicos inorgânicos);
- Em navegação em vias interiores: 43,7 milhões de toneladas transportadas. Esse número representa um crescimento de 4,6%;
- Aumento no transporte de longo curso em vias interiores de 1,4 milhões de toneladas (+8,4%), enquanto a navegação interior propriamente dita obteve um acréscimo de 3,8 milhões de toneladas (+28%);
- Principais mercadorias transportadas: grupos de minérios e sementes/grãos ocupando os primeiros lugares, seguidos dos combustíveis;
- Em 2015, o Brasil possuía uma rede hidroviária economicamente navegada de aproximadamente 22.037 km.
Nossa história possui uma relação direta com a navegação:
foi por meio de embarcações que Pedro Alvares Cabral e sua tripulação entraram
em terras brasileiras. Por aqui, os nativos também já percorriam os rios com
canoas e jangadas. No entanto, houve dois marcos do transporte aquaviário no
Brasil: a abertura dos portos (1808) e a invenção do navio a vapor (início do
século XIX).
Desde então, crescimento constante. Segundo dados da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), no primeiro semestre de 2016:
- 491,1 milhões de toneladas de carga foram movimentadas em portos organizados e terminais privados. Aumento de 2,1% em relação a 2015;
- Principal destino de exportação: China (139,9 milhões de toneladas, principalmente com minérios e soja); Importação: Estados Unidos (13,7 milhões de toneladas, principalmente combustíveis e produtos químicos inorgânicos);
- Em navegação em vias interiores: 43,7 milhões de toneladas transportadas. Esse número representa um crescimento de 4,6%;
- Aumento no transporte de longo curso em vias interiores de 1,4 milhões de toneladas (+8,4%), enquanto a navegação interior propriamente dita obteve um acréscimo de 3,8 milhões de toneladas (+28%);
- Principais mercadorias transportadas: grupos de minérios e sementes/grãos ocupando os primeiros lugares, seguidos dos combustíveis;
- Em 2015, o Brasil possuía uma rede hidroviária economicamente navegada de aproximadamente 22.037 km.
Características do aquaviário
Segundo o Ministério dos Transportes e Adriano Murgel Branco (administrador e engenheiro eletricista), entre as principais características do transporte aquaviário estão:
- Grande capacidade de carga;
- Baixo custo de transporte;
- Mais seguro;
- Menor taxa de acidentes ou sinistros;
- Baixo custo de manutenção;
- Baixo custo de implantação (analisando uma via de leito natural, não havendo necessidade de eclusas, barragens, canais, etc);
- Pode diminuir o fluxo intenso do transporte rodoviário, além de mostrar-se mais econômico e apresentar menos impacto ambiental;
- Eficiência energética 29 vezes superior, consumo de combustível 19 vezes menor, além de emitir seis vezes menos CO2 e 18 vezes menos NOX;
- O estudo contido no Plano Nacional de Logística de Transportes aponta que em 2025, a participação em 29% do modo aquaviário na matriz brasileira de transportes;
- Como desvantagem, podemos pontuar a baixa flexibilidade, transporte mais lento e a influência de condições climáticas no transporte.
Segundo o Ministério dos Transportes e Adriano Murgel Branco (administrador e engenheiro eletricista), entre as principais características do transporte aquaviário estão:
- Grande capacidade de carga;
- Baixo custo de transporte;
- Mais seguro;
- Menor taxa de acidentes ou sinistros;
- Baixo custo de manutenção;
- Baixo custo de implantação (analisando uma via de leito natural, não havendo necessidade de eclusas, barragens, canais, etc);
- Pode diminuir o fluxo intenso do transporte rodoviário, além de mostrar-se mais econômico e apresentar menos impacto ambiental;
- Eficiência energética 29 vezes superior, consumo de combustível 19 vezes menor, além de emitir seis vezes menos CO2 e 18 vezes menos NOX;
- O estudo contido no Plano Nacional de Logística de Transportes aponta que em 2025, a participação em 29% do modo aquaviário na matriz brasileira de transportes;
- Como desvantagem, podemos pontuar a baixa flexibilidade, transporte mais lento e a influência de condições climáticas no transporte.
Tipos de transporte aquaviário
Sabemos que o percurso do transporte aquaviário é realizado por meio de hidrovias, como se fossem “estradas pré-determinadas” para o fluxo. Há dois tipos de transporte realizado neste modal: fluvial (utilizando lagos e rios) e o marítimo (mar aberto). Dentro do marítimo, ainda, podemos citar a cabotagem, método que vem crescendo por ser muito mais econômico e seguro em relação à frota rodoviária. Consiste em percorrer portos marítimos do país sem perder a costa de vista.
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Bruno/Jessica
Sabemos que o percurso do transporte aquaviário é realizado por meio de hidrovias, como se fossem “estradas pré-determinadas” para o fluxo. Há dois tipos de transporte realizado neste modal: fluvial (utilizando lagos e rios) e o marítimo (mar aberto). Dentro do marítimo, ainda, podemos citar a cabotagem, método que vem crescendo por ser muito mais econômico e seguro em relação à frota rodoviária. Consiste em percorrer portos marítimos do país sem perder a costa de vista.
Ótimo artigo
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