Dez motivos para o transporte aquaviário no Brasil deslanchar nos próximos governos
“Navegar é preciso”. Quando, no início do século XX, o poeta português Fernando Pessoa escreveu um de seus mais famosos poemas, muito provavelmente ele não observava a navegação como uma opção de transporte importante ao desenvolvimento logístico e, consequentemente, para o crescimento das atividades industriais e da economia de um país.
Mas, certamente, se tal poema fosse escrito no Brasil atual, dificilmente haveria a dupla interpretação para o termo “preciso”, que pode remeter à precisão, acurácia e também pode criar uma ideia de necessidade, aquilo que torna algo “necessário”. Talvez seja essa última palavra a que melhor define a navegação e, por consequência, o transporte aquaviário no Brasil contemporâneo: trata-se de algo necessário.
A ideia do desenvolvimento sustentável do transporte aquaviário, marítimo ou hidroviário/fluvial no Brasil está relacionada a muitos aspectos importantes:
1. Oferece grande vantagem competitiva devido ao efeito da economia de escala, uma vez que se utiliza de veículos com maior capacidade de transporte quando comparados a trens e caminhões. Para exemplificar, um comboio hidroviário de soja pode transportar o equivalente ao que se transporta em aproximadamente 870 caminhões ou em pelo menos 2,25 composições ferroviárias com cem vagões.
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Bruno/Jessica
Ótimo artigo
ResponderExcluirMuito bom
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