Codesp aposta em modal hidroviário para Porto de Santos em 2018
Inicialmente, o modal hidroviário, serviço a ser repassado à iniciativa privada, usará 17 quilômetros de vias espalhadas pelo estuário santista
Foto: Divulgação |
Após bater o recorde de movimentação em 2017, com exatas 129.865.022 toneladas entre importação e exportação de mercadorias, sendo quase a metade em carga vegetal, (soja, milho, açúcar, café, por exemplo), o Porto de Santos tem nova meta.
Conforme o site Boqnews, a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) – administradora portuária – vai abrir à iniciativa privada a exploração de uma nova alternativa logística para ampliar sua potencialidade de movimentação de cargas.
A implantação do sistema hidroviário, com embarque de carga – inicialmente contêineres – a partir do cais da antiga Cosipa (atual Usiminas), em Cubatão, ocorrerá em direção aos terminais que atuam com cargas do gênero.
Serão usadas balsas com capacidade para transportar até 350 contêineres por viagem.
Esta é a nova aposta da administradora portuária para aprimorar a logística do cais.
O transporte será feito ao longo de 17 quilômetros ao longo do estuário percorrendo as duas margens em direção aos terminais.
Estudos mostram que a região tem 200 quilômetros a serem explorados pelo novo modal na região, seja para transporte de cargas ou de passageiros.
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Bruno e Jessica.
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